Neuropsicologia
A especialidade
Neuropsicologia é um ramo da psicologia clínica que estuda e compreende como o cérebro e o sistema nervoso afeta e influencia em nossas funções cognitivas, como:
-
Atenção;
-
Memória;
-
Raciocínio;
-
Capacidade de julgamento;
-
Comportamento;
-
Emoções.
O Conselho Federal de Psicologia, na Resolução 002/ 2004, que institui a Neuropsicologia como especialidade, define a área como aquela que: Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.
O Neuropsicólogo tem a função de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento para a pessoa que buscar o seu acompanhamento. Os testes neuropsicológicos aplicados nas sessões clínicas auxiliam no planejamento e desenvolvimento de programas de educação corretiva, reabilitação e vocacional para indivíduos com problemas neurológicos ou de desenvolvimento intelectual, cognitivo, motor e psíquico.
Entre os casos que geralmente necessitam do acompanhamento de um Neuropsicólogo, estão:
-
Lesões cerebrais;
-
Dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem;
-
Falhas na atenção seletiva e sustentada;
-
Falhas na memória operacional;
-
Falhas na compreensão verbal;
-
Falhas na velocidade do processamento neurológico;
-
Doença de Parkinson;
-
Doença de Alzheimer;
-
Deficiências cognitivas que interfiram negativamente nos relacionamentos interpessoais, na escola, trabalho e na rotina diária.
Os testes neuropsicológicos podem ajudar no planejamento e desenvolvimento de programas de educação corretiva, reabilitação e vocacional para indivíduos com problemas neurológicos ou de desenvolvimento.4
É importante lembrar que o trabalho do neuropsicólogo é sempre multidisciplinar e não cabe ao psicólogo prescrever medicamentos.